23 de abril de 2011

Caracóis dourados e um sorriso

Na esplanada, de costas para o Tejo, o Sol teima em toldar-me a vista. Maldigo o momento de distracção que me levou a deixar os óculos dentro do meu carro, à porta de casa da Z. Cansada de proteger os olhos com as mãos, viro-me o rosto para o lado por instantes.

A olhar atentamente para mim por cima das costas da cadeira, encontro uns pequeninos olhos verdes que sorriem, uns caracolinhos dourados a espreitar por baixo do boné do Winnie the Pooh e uma voz doce que me diz  algo que não entendo à primeira. Ao lado, os pais sorriem e 'traduzem':  "É um atrevido! Está a pedir um gelado, não lhe ligue!"

Volto a fitar o seu olhar luminoso. Sorrio para ele. Sorri de volta e atira o boné para o chão. Apanho-o e oiço, agora muito perceptivelmente, "Obrigado!" E este foi um jogo de atirar boné ao chão + "Obrigado" que se repetiu por diversas vezes até que, à despedida, recebo um muito atabalhoado "Feliz Páscoa!" (incitado pelo pai, claro!) acompanhado de um sorriso aberto e de mais um "Obrigado!"

Fiquei a pensar porque é que aquele sorriso aberto e aqueles caracóis dourados despertaram tanta empatia em mim até que, finalmente, reencontrei a imagem do pequeno Gui. e relembrei a sua voz animada ao fundo, no telefone, enquanto conversava com o seu pai...  E a recordação é tão doce que me enche de um sentimento que não sei descrever...

Fiz um amiguinho de três anos e fiquei a pensar que às vezes é tão mais fácil comunicar com pequenos do que com adultos...




Tentei encontrar aquela música que o Gui. 
gostava de ouvir no carro contigo ,
mas não consegui...
Lembras-te?

3 comentários:

  1. Um miminho fofo num sábado chuvoso para animar o coração. Que bom!
    Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Cérise:
    Sim, soube muito bem!
    Se bem que o sábado aqui em Portugal não foi totalmente chuvoso. A tarde junto ou Tejo encheu-nos de sol! :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo:
    ;) O meu carcereiro! Juro que andei à procura pelos álbums do Tiago Guillul mas, claro, só pelos nomes não chegaria lá, teria de as ouvir até ao fim para chegar lá!
    (Confesso que não estava a contar com uma resposta à pergunta!)
    Beijinho*

    ResponderEliminar