22 de maio de 2011

Meme* literário

A Cérise diz que "a Anna é capaz de gostar de responder a isto"... e diz muito bem!
Então cá vai...

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Qualquer dos livros do Zafón. Enfeitiçantes da primeira à última página!

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Normalmente faço um esforço por nunca desistir de um livro. Nunca se sabe quando é que pode acontecer a tal reviravolta que mexe contigo. Pode inclusivamente não acontecer... 
Tive imensas dificuldades em chegar ao fim do Budapeste do Chico Buarque e a reviravolta não chegou.
Quem também continua à espera duma segunda (ou terceira) oportunidade para me mostrarem o que valem são os protagonistas de Jonathan Strange & Mr. Norrel da Susanna Clarke (O livro é bom, garanto-vos! O problema é o tamanho - coisa que me intimidou pela primeira vez na vida - e foi o momento em que o comecei a ler.), assim como o Possession da AS Byatt.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Com tanta coisa para ler, porque é que eu escolheria um único livro?! Bom, se tivesse mesmo de ser, escolheria uma edição das obras completas de Oscar Wilde onde não faltasse qualquer das suas peças de teatro.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Dom Quixote de Cervantes. Está para breve.

5 - Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Se falarmos de efeito negativo, há que referir o efeito angustiante da cena final de Of Mice and Men do John Steinbeck. Fiquei com um enorme nó na garganta.
Se pensarmos num desfecho bom, então talvez seja de mencionar o final de Amor nos Tempos de Cólera de Garcia Marquéz. Quando se cria uma empatia grande com um protagonista, quer-se sempre um final em grande para ele... cheio de ternura e felicidade... 'the works'...
6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sim. O que havia lá por casa. Os livros infantis que já eram do meu mano (como o Babar, Papuça e Dentuça, etc...) e outros que depois foram sendo comprados para mim, livros de BD... A colecção Uma Aventura não, que sempre embirrei um bocadinho com ela (eu sou estranha, já sei), mas li uns quantos da colecção Clube das Chaves e da Enyd Blyton... até que um dia (lá pelos 16 anos, talvez) peguei n'Os Fidalgos da Casa Mourisca e mudei para a literatura "de gente grande"...
7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Já o referi atrás. Budapeste de Chico Buarque. É claro que há outros mas este foi o mais recente.
8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
O Jogo do Anjo de Zafón. A Bíblia Envenenada de Barbara Kingsolver. Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O Livro de Safira, de Gilbert Sinoué.
9 - Que livro estás a ler neste momento?
Dublinesca de Enrique Vila-Matas.
10 - Indica dez amigos para o Meme Literário:
Deixo isso ao critério de quem quiser assumir o desafio!


* é muito mau admitir que 
não conhecia o termo "meme"?!

Sem comentários:

Enviar um comentário