27 de julho de 2010

Casa & Lar

A pequena Fö convidou-nos a nós, carinhas perfeitas*, para conhecer o seu pequeno novo formigueiro e para uma experiência culinária inesquecível (há slight possibility disto correr terrivelmente mal).
E aconteceu no passado sábado!
O formigueiro, perdido nos confins de Benfica, é afinal suficiente para acolher 10 amigos e 1 bebé - e ainda inclui um simpático pátio onde se improvisam piqueniques e se fazem sestas subtis - e a experiência culinária correu terrivelmente bem!

Com estas alminhas, as conversas oscilam sempre entre acessos de loucura e momentos de seriedade, questões realmente elevantes e divagações sobre "o sexo dos anjos" e, na grande maioria das vezes, o que acontece é uma mistura curiosa de ambas.

Desta vez, foi a Fö que lançou a questão, muito a propósito e já ao final da noite, quando a capacidade de argumentação é pouca e a espontaneidade das sugestões muita.
 
 
 
Qual é a diferença,
afinal,
entre casa e lar?
 
 

 
As respostas estiveram longe da unanimidade...
Quais são os factores que marcam a diferença?
Diria que lar implica aconchego, protecção, cumplicidade, afecto... e necessariamente partilha. Houve quem advogasse que lar pode ser um espaço só nosso, que o podemos construir sozinhos, e nesse caso, lar implicaria independência. Mas isso não será apenas uma casa? Sim, posso ter uma casa, um espaço meu, criado à medida do que me faz falta... mas será que lar não tem muito mais a ver com família?... Uma casa será acolhimento físico e um lar será tanto físico como - e sobretudo - emocional, não?...
 
Será meramente semântica a questão?
Será que afinal não há diferença?
Falta-me a resposta óptima, mas insisto nos meus argumentos...
 
 
*Tudo palavrinhas da própria Fö!!

1 comentário:

  1. Olá ANNA

    A vantagem de agendar edições no Blogue é aparente.
    Elas vão sucedendo-se e, em contrapartida, a moderação de comentários recebidos estará inoperante e os comentários às edições dos blogues amigos não se fazem registar.

    Malgré tout celá, estou de volta.

    Quero agradecer a tua reacção à nomeação para o meu prémio anual.
    Entraste na lista porque os teus blogues são muito agradáveis e eu, sempre que os frequento, sinto-me muito confortável.
    Voilá!

    No próximo mês de Agosto não editarei.
    Procurarei frequentar os blogues amigos e apenas manterei activa a badana «ESPUMA DOS DIAS»

    Se fores gozar férias desejo-te o melhor e faço votos para que as amenidades climatéricas do nosso país -- Esta semana não conta, tal é o exagero das temperaturas! -- suavizem a loucura do nosso quotidiano.

    A Santa Eulália, este Verão, esteve divinal!

    Beijinho.

    ResponderEliminar