8 de março de 2011

Quando o elástico perde a flexibilidade

Em hora sã 
hei-de pôr termo ao que só me traz cansaço*

******

Há pouco, depois de ter recusado um convite, quem ouviu a recusa constatou que eu estou mais inflexível e menos disposta a ceder do que antes…

Sou totalmente a favor de que se cometam erros e que se aprenda com os mesmos. Da mesma forma que sou totalmente contra voltar a provar da mesma fruta depois de já ter sentido um dia o amargo de boca e o mal-estar que fica depois. Aprender a lição (da pior forma, por vezes) e voltar a fazer o mesmo é sinal de ingenuidade e, pior do que isso, de estupidez!

Sempre tive uma enorme predisposição para dar segundas oportunidades, voltar a tentar, esquecer e recomeçar, mas essa é uma flexibilidade que aos poucos se vai perdendo. Como a perde a lycra daquele biquíni preferido, ao fim de muitos mergulhos no mar. Como a perde a pele do nosso rosto ao fim de uns quantos anos. E assim também a flexibilidade para se ceder se vai perdendo com o uso e com a idade.

E pois que neste momento me recuso a ceder e colocar-me em situações que, no fim do dia, levam outros de volta a casa tranquilos e sorridentes ao passo que a mim me empurram de regresso à minha, ainda mais triste e desiludida do que saí.

Fará isso de mim uma solitária? Possivelmente. Mas não serei uma solitária estúpida que se deixa importunar por quem já não o merece. Solitária sim, mas não uma solitária desprezada ou abandonada.



*[Márcia ~ Cabra Cega]


Se não baixo as armas nunca? Nunca não! Mas cada vez menos. De cada vez que as baixo, alguém passa por elas e chuta-as para longe. E depois a caminhada para as recuperar é demasiado longa e dura… E sou eu que tenho de a percorrer… 

1 comentário:

  1. "Sempre tive uma enorme predisposição para dar segundas oportunidades, voltar a tentar, esquecer e recomeçar, mas essa é uma flexibilidade que aos poucos se vai perdendo."

    Concordo amiga! E com o tempo também aprendi que quanto mais o fazia, mais bofetada levava. Por isso, como diz o ditado "gato escaldado de água fria tem medo" e as segundas oportunidades são cada vez mais escassas...

    Beijocas!

    ResponderEliminar