9 de março de 2011

Nunca não existe

Observo-a pelo canto do olho enquanto conduzo por estas ruas que sempre nos foram familiares. Lentamente vai escorregando pelo assento ao meu lado, até que o seu rosto fica alinhado com a linha do vidro. As mãos escondidas naquele cruzar de braços que denuncia defesa. Esconde-se agora atrás de gestos assim. Defesas. Barreiras. Silêncios. Muralhas que impedem novos assaltos. Fossos que a protegem do mal, mas que também a separam do bem que ansiamos por dar-lhe.

Fala pouco. Só aos poucos recomeçou a falar, depois do sucedido. Incitá-la a que o faça não adianta. Fecha-se mais. Resta-nos aguardar que seja ela a querê-lo. E eventualmente acontece. Como hoje, enquanto passamos pelo jardim onde já foi tão feliz, mas onde também se deparou um dia com o medo, a atrocidade e a violência.

- E pensar que me gabava tanto de andar por aqui sem que nunca me tenha acontecido nada… Nunca não existe. E eu devia saber disso.

Ouço-a impotente, sem saber o que dizer. A minha mão deixa o volante e caminha até ao seu cabelo. Apenas uma carícia suave e lenta. A minha voz silenciosa para a apaziguar. As palavras não preenchem a resposta de que ela necessita. As palavras não anulam o trauma que aquele escuro fim de tarde deixou em si. Encontraram-na inconsciente, as roupas despedaçadas, não mais do que farrapo humano. Assim a achou o guarda-nocturno quando a sua ronda o levou até ali. A maldita ronda que não passou por ali precisamente no momento em que ela precisou de protecção! Encontrou-a depois de tudo...

O percurso era o de sempre. A hora também. Final de tarde, final de expediente, regresso a casa. E a confiança também era a de sempre. Assim como a confiança e o calculismo dos que lhe observaram os passos e aguardaram pelo momento certo… pelo momento errado! O momento que levou o viço e a alegria de viver que emanavam dela. Nunca os apanharam. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Ela não fala. Fecha-se num silêncio intransponível, como se isso atenuasse a dor, um gesto em nome de um esquecimento voluntário.

Pela janela do carro que lhe emoldura o rosto fechado, perscruta o jardim quando passamos por ele se o nosso caminho não permite evitá-lo. Parece ausente o seu olhar, parecem distantes e frias as palavras como estas que acaba de lançar. E no entanto sei que lá dentro a recordação negra continua viva, tão viva…
Pudera eu dar-lhe amnésia e trazê-la de regresso dos dias antes de…

Imagem:
Out the window, Michal Besser
Retirada daqui



Para o desafio de Março,
com o tema Violência

5 comentários:

  1. Todo o tipo de violência é mau, no entanto existem tipos de violência que deixam marcas para a vida. No entanto o tempo, o companheirismo e o amor de quem gosta de nós ajudam a amenizar e a ultrapassar, na medida do possível, ainda que não totalmente, as marcas que ficaram

    ResponderEliminar
  2. Tão doloroso! e, infelizmente, tão verdadeiro!

    ResponderEliminar
  3. Uma otima participação...
    A vida é tão bela. Não sei porque a violência faz parte da vida de algumas pessoas..
    O amor é tão especial e Puro..
    A Violência vem acompanhando o Mundo desde o seu principio. É uma pena que ainda existe, das mais diversas formas. Tudo é muito triste. O que nos resta é levantar a bandeira da Paz.. Proclamar por ela.
    A interação de amigos tbém entrou nesta..
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/2011/03/coletiva-tema-violencia.html
    Não podemos permitir o seu alastramento. Temos sim é que ajudar a combater e cortar as raízes.
    Carinhosamente venho compartilhar contigo este texto.
    Precisamos sim nos unir em pensamento e passar todas as energias positivas e combatê-lo..
    Falar da vida é muito melhor..Do amor ainda Mais. A Paz então nem se fala..
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Bravo, Anna! Conseguiste muito bem captar a forma tortuosa como a violência se entranha e modifica quem a sofre. Tiveste uma linda participação!

    ResponderEliminar
  5. Utópico:
    Sim, o processo de recuperação é longo e difícil e, por vezes, interminável. Ter ao lado pessoas que o compreendem e acompanham os passos desse processo, só por si, já é factor atenuante.
    As marcas são permanentes, mas a dor vai-se camuflando com outras coisas, entre elas o carinho dos que nos rodeiam...

    Eduardina:
    Tão verdadeiro, sim...

    Sandra:
    Obrigada!
    Sim, acho que na vida, infelizmente, a felicidade e a beleza são permanentemente acompanhadas pelo seu reverso... faz parte da essência do ser humano.
    É preciso ter consciência disso, da mesma forma que é preciso manter o optimismo para não nos deixarmos afundar no medo do lado negro da vida.

    Briseis:
    Obrigada!
    Suponho que sim, passar por experiências traumáticas tem um impacto imenso sobre a nossa forma de caminhar pelo mundo!

    Obrigada a todos pela visita e pela opinião!

    ResponderEliminar