6 de setembro de 2009

Inglorious Basterds

- Operation Kino -

Ontem foi noite de cinema. Desta vez, a mais recente criação de Tarantino, Inglorious Basterds - Sacanas sem Lei.

Confesso que não sou grande fã deste realizador (imagino claramente os vossos olhos arregalados de indignação ao lerem esta afirmação), diria que os seus filmes são demasiado alucinados, mas, desta vez, rendo-me às evidências - muito bom!!!

Lê-se numa das críticas no site IMDB:

you're not sure if you should be looking away in disgust
or rolling around laughing

e foi precisamente isso que fui sentindo durante todo o filme! Sou extremamente susceptível a muito sangue e violência e, sobretudo, tenho muitas restrições quanto a qualquer tipo de obra que tenha a II Guerra Mundial como background... mas o que aqui acontece é que a violência e as atrocidades dessa época estão aqui impregnadas de um mordaz cómico de situação ao qual não conseguimos ficar imunes.

Genial a prestação de Brad Pitt, o tenente Aldo Raine e líder dos Inglorious Basterds, com uma interpretação fisica e discursivamente fantástica.

Encantadora e forte a heroína trágica, Shosanna Dreyfus (interpretada por Mélanie Laurent), a judia fugitiva, única sobrevivente do massacre à sua família pela SS,
camuflada na confusão de Paris como proprietária de um cinema e preparada para vingar em grande tudo por que passou, arquitectando para tal um engenhoso plano, que se concretiza na cena fantástica do incêndio.

Mas de se lhe tirar o chapéu, de aplaudir de pé, é realmente a interpretação por
parte de Christoph Waltz do coronel Hans Landa! Perfeito o toque de louco e doentio com que dotou a personagem. Perfeitos os trejeitos de alucinado! Fantástico o seu ar pleno de tenacidade e calculismo!

Relativamente ao enredo do filme, acho curioso e bem sucedido o conceito tipo "combater o fogo com o fogo": a maldade e as atrocidades perturbadas do regime nazi são confrontadas por uma equipa igualmente violenta, atroz e sem escrúpulos.

Para sacana, sacana e meio!

10 comentários:

  1. Estou desejosa para ver este filme. Desejosa!!! =')


    *

    ResponderEliminar
  2. Eu e o R. também queremos ir, mas como os fins-de-semana têm sido de praia ou de festa ou de viagem;)parece que tá difícil!

    Beijos e até logo*

    ResponderEliminar
  3. Vais gostar, Ginger!!! For sure! ;)

    Fee: pois, os meninos não páram, né?! Sobretudo a menina! Quanto mais não seja, vêem depois em casa! Mas têm mesmo de ver! :)

    By the way: PARABÉEEEEEENS!!!!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto do Tarantino, por isso acho que não ia gostar do filme, penso eu.

    ResponderEliminar
  5. Ouvi dizer que é um bocado para o nojento... :P Gosto de Tarantino. Quem viu Sin City ja sabe ao que vai!

    ResponderEliminar
  6. Olhos Dourados: Eu também não gosto do trabalho dele, mas deste até gostei... mas tem a sua dose de violência e de "choque", digamos assim...

    S*: Nojento? Bom, talvez um bocadito... Mas o caminhho é precisamente isso: quem conhece o trabalho dele, já sabe com o que contar.

    Beijinho!*

    ResponderEliminar
  7. Ana, vamos lá ver uma coisa.

    Tarantino é DEUS. Este é o ponto 1. Tudo o que é Tarantino é BOM. Ponto 2, portanto.

    Ponto 3. Inglorious Basterds é PERFEITO.

    Ponto final.

    ResponderEliminar
  8. Kill Bill dá-me vómitos. Por isso... não sou assim fá de Tarantino...Mas pelo que vi, e por ter o Brad Pitt, acredito que seja fantástico!
    Mas o UP com óculos 3D é fixe, que eu fui ver =D

    Tens um mimo la no meu canto *

    ResponderEliminar
  9. Dexter: Ena! Que defensor tão acérrimo do Tarantino! Pessoalmente, acho que ele "não está com essa bola toda". Mas, como diz o outro, gostos não se discutem...
    Beijito*

    Swadharma: Kill Bill também não me cativa minimamente... Já este... o conceito e o argumento são bem diferentes e muito mais ricos! Sei que não gostas de violência, e isso é um factor contra, mas de resto, diria que vais apreciar o filme.

    Bigada pelo mimo! Já está aqui à direita, mas ainda falta o post...

    ResponderEliminar
  10. Sem querer estar a ser chato: o Tarantino é simplesmente o maior!

    Tu já viste o Pulp Fiction com atenção? É simplesmente dos melhores filmes de todos o tempos. Pq as pessoas pensam que Tarantino é só sangue e aquelas sequências todas maradas, mas n! Atenta bem na genialidade dos diálogos...Aquilo é arte!!

    ResponderEliminar