14 de fevereiro de 2011

A velhice

Certas noites, confessou [Iara], sonhava com a velhice. Ansiava por ser mais velha. [...] Talvez nessa altura não tivesse de se esforçar tanto para que reparassem não nela, mas naquilo que dizia. 
A velhice é uma merda, contrapus. E nem são palavras minhas. Jorge Amado respondeu assim a uma jornalista que lhe elogiou a idade. Sim, minha querida, a velhice é uma merda. Não há vantagem alguma em perder os dentes ou o cabelo, ou o controle da bexiga. Ninguém merece envelhecer [...]. 

José Eduardo Agualusa
Milagrário Pessoal

Li esta passagem do livro em inícios de Janeiro, ainda o meu avô mal tinha chegado a meio do seu período de internamento. Ainda ninguém sabia se ele regressaria a casa... e, se o fizesse, em que condições...

Vejo-o hoje, sentado no sofá, apenas por cortesia para com os filhos e netos, pois estaria bem melhor na cama. Parado, fraquinho, sem destreza de movimentos, um espírito lúcido num corpo que não quer responder. Eu dizia há um mês atrás que me parecia que ele tinha desistido de viver. Hoje diria antes que ele quer viver, mas é uma alma demasiado frágil a remar contra a maré do próprio corpo.

A beleza da velhice tem o seu reverso.

Envelhecer é acumular saber. É ter para ensinar. É poder finalmente descansar e aproveitar o prazer de descansar num banco de jardim numa tarde de Sol. É ter tempo e paciência para brincar com os netos. É enfeitiçar a família com histórias do passado que se vão diluindo entre a memória e a imaginação. 

Mas envelhecer é também perder saúde e força. É deixar de ajudar para precisar de ajuda. É perder capacidades. Físicas e fisiológicas. Psicológicas também, por vezes.

Envelhecer é bonito quando se tem a sorte (?!) de viver o processo com qualidade e paz. De resto... nem sei que diga... 



1 comentário:

  1. A minha avó costuma dizer que desde que tenha saúde (e aqui é tudo muito relativo, mas desde que consiga ir fazendo a sua vida normal, sem depender de ninguém) já é muito bom. Sei que há muitos casos em que a idade trará limitações e os familiares têm de aprender a lidar com essas situações. E isso nem sempre é fácil.
    Também não saberia muito bem como reagir a uma situação dessas.
    Beijos e muita força!

    ResponderEliminar