24 de janeiro de 2011

Votar para quê?


voto
s. m.
1. Sufrágio ou manifestação da opinião individual a respeito de alguma pessoa ou de alguma coisa que queremos ou que não queremos que seja eleita ou posta em vigor.
(Priberam)



Se votamos, estamos a mostrar a nossa vontade.

Se não o fazemos, deduz-se então que não temos vontade para mostrar. Quer dizer então que metade dos portugueses não tem vontade para mostrar. Quer dizer então que metade dos portugueses não se importa.

Uma espécie de atitude de "lavo as minhas mãos, se isto der para o torto, quem não votou fui eu, e isso dá-me o direito de reclamar e estrebuchar se/quando as coisas derem para o torto, mesmo que não tenha cumprido aquele que é meu dever enquanto cidadão".

Tem-se lutado tanto ao longo da história da civilização pelo direito de ter voz, de fazer ouvir a própria opinião e, afinal, quando o temos, perdemos a vontade e o interesse em fazer uso dele?...

Pois que não percebo...

Capa do Público retirada daqui

2 comentários:

  1. 1. Sufrágio ou manifestação da opinião individual a respeito de alguma pessoa ou de alguma coisa que queremos ou que não queremos que seja eleita ou posta em vigor.

    Eu não queria nenhum. Não me lembro dessa opção no boletim de voto. Votar em branco é sinal de protesto? A abstenção não é? Votar em branco ou abstenção, para mim é igual, com a atenuante que abstendo-me não perco duas horas da minha vida.

    ResponderEliminar
  2. São ambas formas de protesto, com certeza. Mas que sejam formas de protesto equivalentes, já não o sei. Votar em branco será dizer que se está atento e, como tal, não se quer nenhum dos candidatos propostos. Nem sequer se dirigir às mesas de votos não passará a mesma mensagem.

    Seja como for, a percentagem de abstenção deixa muito clara a insatisfação generalizada com o estado das coisas. Infelizmente, parece que o protesto não serviu de nada... ficou tudo como estava...

    ResponderEliminar