29 de maio de 2010

Sobre a saudade

O desejo é a parte sensual da Saudade, e a lembrança representa a sua face espiritual e dolorida, porque a lembrança inclui a ausência de uma coisa ou de um ser amado que adquire presença espiritual em nós.

A dor espiritualiza o desejo, e o desejo, por sua vez, materializa a dor. Lembrança e desejo confundem-se mutuamente, e precipitam-se depois num sentimento novo que é a Saudade.

Teixeira de Pascoaes
A Arte de Ser Português

Tenho percorrido as páginas deste livro, a passo lento, com alguma dificuldade em empenhar-me verdadeiramente nele (não é o meu tipo de livro, não é o meu tipo de discurso...).
Já ri, sorri, estaquei indignada e adormeci ao longo do livro, mas confesso que foi aqui que parei e fiquei a pensar...
E não é que o senhor tem razão?!
Muita razão mesmo!

Imagem daqui

1 comentário: