23 de agosto de 2008

Literatura e realidade


Há dias, perguntaram-me por que razão eu me pareço interessar e cativar por ficção em detrimento de crónicas, ensaios, ou tudo o que quer que seja que esteja mais vinculado à realidade...

Pois bem, prefiro a ficção precisamente porque é ela que me permite de alguma forma FUGIR à realidade! Ainda que esteja profundamente intrincada nesta, é na ficção que podemos fugir da crueldade e desilusão desta. É aqui que, mesmo com o mesmo contexto e os mesmos problemas, as personagens conseguem (quase) sempre superar para melhor e ter um final suficientemente feliz.

Estou neste momento a ler crónicas de Lobo Antunes, numa tentativa de desenvolver a minha capacidade de acompanhar o pensamento deste Senhor da literatura portuguesa...

Com a sua sagacidade e perspicácia de observar e transmitir os sentimentos que afectam os seres humanos, Lobo Antunes consegue, em breves pinceladas de ficção, fazer-nos olhar para nós mesmos e, não só à semelhança de Wilde, que o fazia para nos fazer rir de nós mesmos, acaba também por fazer-nos sentir mais incomodados e inquietos, pois desperta em nós a consciência das nossas fraquezas e das inseguranças que tanto queremos camuflar... Veja-se por exemplo "O Fim do Mundo"
http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/lobo_antunes/ala96.html.

Sr. Lobo Antunes, neste momento receio abrir a próxima crónica com medo de descobrir que nova ferida vai abrir em mim... Raros foram os escritores que até hoje tiveram este efeito sobre mim...

1 comentário:

  1. ainda nãi li nada de lobo antunes, mas a julgar por este pedaço, acho que tens razão
    gostei mt

    bjs
    mysecretvoices

    ResponderEliminar