27 de setembro de 2015

Now reading

Se há livros que inequivocamente justificam uma versão ebook, entre eles estão sem dúvida os da trilogia O Século de Ken Follett! (Não vai acontecer, já que tenho as versões em papel de empréstimo.)

Em Fevereiro passado optei por interromper a leitura do primeiro quando fui a trabalho para a Alemanha. 800 páginas de livro não se coadunam com limite de bagagem, sobretudo se estivermos a falar de uma mulher que vai viajar no Inverno. É claro que Follett não viajou comigo.

Depois de regressar já não o larguei! Demorei a dar-lhe a volta, claro que sim! Não por falta de interesse ou motivação, mas sim por causa das limitações que necessariamente se impõem à cabeça de uma pessoa que passa o dia de trabalho inteiro a olhar para texto numa língua estrangeira, tentar fazer sentido dele e transpô-lo para a nossa língua.


Agora, entrando no Outono, decido pegar no segundo volume. Primeiro fim de semana da nova estação, temperatura de Verão. Vou para a praia e, definitivamente, 800 páginas de livro também não se coadunam com areia, toalhas e sacos de praia...

Já tinha lido Follett (O Voo das Águias) antes destes dois e creio que foi por culpa disso (e também do encorajamento duma senhora que, tendo certamente mais disponibilidade para leituras do que eu, tem um gosto literário totalmente insuspeito e tomou a iniciativa de mos emprestar) que decidi aventurar-me nos "tijolos" desta trilogia.

Follett escreve (muito! e) muito bem! É muito fácil acreditarmos nas personagens, afeiçoarmo-nos por elas e envolvermo-nos na história. A fundamentação/inspiração histórica também contribui, e bem, para essa credibilidade. Temos perfeita noção de que são romances e ainda assim sabemos que poderiam perfeitamente ser histórias de verdade.

A Segunda Guerra Mundial é um tema bastante delicado para mim, bastante mais do que a Primeira. Veremos se este volume também vai fazer valer a pena andar a carregar quilos de livro durante uns meses...

1 comentário:

  1. Essa senhora que te empresta os livros tem muito bom gosto, sim senhora, mas não tem em conta que tu tens de andar com esses calhamaços atrás ;) guarda-o para ler em casa e anda com outro mais leve!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar