19 de março de 2013

Engano de Roth... ou o desengano da Anna


Chego ao fim deste livro e concluo que a minha perspectiva da literatura é demasiado 'clássica', se é que isso se pode dizer...

Quero e preciso de saber o mais possível sobre as personagens. Andar meio às cegas, ter de deduzir (sem seguranças) quem é quem, sem nomes nem locais, ter quase só fotogramas em jeito de flashbacks, para mim, não chega para me encher as medidas enquanto leitora.

O livro só me "apanhou" no último terço, em que finalmente o narrador "põe ordem na casa" e, ainda que inadvertidamente, deixa deduzir relações e intenções.

Se a obra de Roth se define por estas linhas, então não me chegará a encantar... Problema meu quem, talvez por serem contemporâneo, esperava encontrar em Philip Roth um outro David Lodge...


Sem comentários:

Enviar um comentário