20 de setembro de 2011

Anna e o Acordo

Se é verdade que a nova grafia de algumas palavras nem me incomoda muito, há outras então que me  dão cá umas comichões!!


Veja-se:
conceção 
Olha que bonito! 
E que raio quer isto dizer?!
A mim não me parece mais do que a palavra "concessão" escrita com um erro ortográfico!


É tóxico ver-me obrigada a deixar coisas assim em textos redigidos por mim...



3 comentários:

  1. Sempre gostava de saber quem foram os iluminados que tiveram semelhante ideia! Aposto que são de Matemática, mas desconfio ainda mais que nem português sabem falar correctamente, quando mais opinar sobre o que quer que seja ao nível gramatical!

    ResponderEliminar
  2. Perde-se completamente a origem da palavra... eu nem sei quem foi que concebeu semelhante acordo, que não unifica Língua nenhuma (e sim, continuarei a escrever Língua com maiúscula pelo respeito que lhe tenho, que ela não é apenas um apêndice no interior da boca!!)Enfim... sei que o dia virá que aos poucos irei cedendo... mas acredita que muito , muito me custa ver certas palavras... Beijo solidário!

    ResponderEliminar
  3. A lingua vive e vai-se adaptando ao longo do tempo. Antigamente "farmácia" escrevia-se com "PH" e talvez nesse tempo parecesse estranho passar-se a escrever com "F". Não quero com isto desculpar este acordo, que também não gosto, mas acredito que quem apenas venha agora a aprender a escrever não vai ter qualquer confusão.

    Daqui a alguns tempos e, em termos profissionais, vou ter que passar a utilizá-lo, mas poderei sempre nos meus textos e no meu blog fazer greve e colocar o disclaimer "este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico", apesar de com o tempo o "novo" ir perdendo o sentido.

    Mais ainda bem que não tivémos o acordo ortográfico dos "K" dos SMS.

    P.S. - E o que dizer de "mini-saia" que vai passar a ser "minissaia"? Acho que vou optar por "cinto largo".

    ResponderEliminar