17 de outubro de 2009

Eu e as minhas lentes

Acho que nunca aqui falei neste assunto, mas têm acontecido tantas coisitas relacionadas com isto nos últimos tempos, que importa fazê-lo agora...

Pois é: aqui a menina é pitosga e, como tal, tem de usar lentes de contacto (ou óculos, esporadicamente) se quiser ver o mundo devidamente focado!

Ainda há pouquito tempo, o Coiso partilhou a sua experiência de adaptação ao uso das lentes, na qual obviamente me reconheci... comigo foi há um ano e meio e o processo não podia ter sido melhor! Foi tão bom, tão bom, que agora abuso da sorte e depois arrependo-me até às lágrimas... literalmente!

Segue-se portanto uma lista (não exaustiva - sei que ainda vou descobrir mais para depois partilhar) de coisas que não devem fazer com as lentes de contacto!
Não devem mesmo! Conselho de amiga!

- Nunca pôr as lentes depois de ter estado a pôr creme no corpo! Sobretudo sem lavar as mãos! O creme é hidratante e tal... mas não para os olhos!! (De manhã uma pessoa não pensa, pronto....)

- Nunca pôr as lentes depois de ter estado a temperar comida! Em especial, depois de ter estado a picar alho! MESMO se se tiver lavado as mãos depois! O alho não sai das mãos assim tão facilmente!!! E arde tantoooooooo....

- Não abrir os olhos em pleno mergulho, nem na praia nem na piscina! Opah, eu experimentei... a lente não sai, mas arde como o raio!!

- Não adormecer durante mais de 15 minutos com as lentes postas! É tão má a sensação de teres aquelas coisinhas coladas aos olhos, quereres tirar e não conseguires...

- Não fazer directas com as lentes postas!!! Não, 24 horas seguidinhas com elas é mesmo abusar da sorte!! Mas, caso isso eventualmente venha a acontecer, não adormeçam no banco de trás do carro - com elas ainda postas!!

- Não trocar os compartimentos esquerdo e direito da caixinha - se tiverem graduações diferentes, como é óbvio! E, se por acaso trocarem mesmo, quando colocarem as lentes nos olhos não fiquem a pensar: "Bolas, a minha vista piorou mesmo muito durante a noite!!" Há normalmente um motivo coerente para estarem a ver mal!

- Tentar não esfregar os olhos, em qualquer circunstância, mas em especial quando se está a tomar banho!

- Não ignorar a validade das lentes! Não, elas não continuam boas após 2 meses de utilização!

- Não esquecer que as lentes têm direito e avesso, se é que me faço entender... Sim, o avesso arranha!!!!

- Não ponham nem tirem as lentes ao pé de miúdos de 3 anos! Eles também vão querer "pôr e tirar os olhos"!...

Já experimentei todos os pontos que referi, em alguns deles sou reincidente (como é o caso do alho), e acreditem, não vale a pena experimentarem também! Quem as usa, sabe do que falo!

Começa a ficar claro que eu
não sou muito atinada, não é?...

15 comentários:

  1. Lentes... uso também. Felizmente tenho a mesma gradução, pelo que não há o problema da caixinha.

    Mas a adaptação foi horrivel. Meter os dedos nos olhos... arhh

    ResponderEliminar
  2. Outro conselho: Quando se colocar uma lente e parecer que se tem algo no olho, se tiver de a tirar, não ficar com ela no dedo montes de tempo (sim, eu sei que é estúpido mas eu às vezes não penso...). É que ela e o dedo secam e depois cai com facilidade.
    Resultado: andei feito tolinho à procura dela pelo chão, pelo lavatório, já a desesperar por não a encontrar... e ela foi, vá-se lá saber como, parar à parede e ficar lá colada.

    Que se há-de fazer... Eu às vezes sou mesmo parvinho!

    Essa de ficar a ver mal já me aconteceu mas sem ter trocado as lentes. Passei o dia de ontem todo a ver um bocadinho pior, não percebo porquê. Mas hoje já correu tudo óptimo!

    Bjo!

    ResponderEliminar
  3. Está tudo lidamente explicado, vou tomar nota para quando as tiver que usar... Uma ressalva, há lentes de contacto descartáveis, que se podem usar até a dormir, não sei bem o tempo de duração mas, a minha filha usou-as pela primeira vez em lua de mel...

    ResponderEliminar
  4. Amiga a mim ja me aconteceu uma que a ti pelos vistos não... Qd troquei para lentes novas não reparei que uma ficou dentro da caixinha, no dia seguinte qd fui colocar a lente estava a ver pessimamente... Qd retirei a lente para ver o que se estava a passar em vez de uma lente veio duas, pois é uma das lentes velhas não foi para o lixo ficou lá escondidinha, só cm... Mas tenho a sorte de ter a mesma gradução nos dois olhos.

    Bacio grande

    Raque

    ResponderEliminar
  5. Confirma-se!!!

    Eu diria que já sou reincidente em todos os pontos à excepção da confusão entre a esquerda e a direita pq a graduação é a mesma..

    Por outro lado, sou uma expert em perder lentes (pelo ralo da banheira, pelo ralo do lavatório, coladas à parede tb...e outras tts q nunca cheguei a perceber como as perdi)...ah! E a rasgá-las tb sou boa...Especialmente qdo são novas!

    E como diz a nossa amiga All Mighty Queen, as minhas lentes devem ter patinhas pq me estão sempre a arranhar! :p

    Beijinho!

    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Não uso disso. Já tentei adaptar-me por duas vezes e em nenhuma correu muito bem. ainda não perdi a esperança, mas como os meus óculos são tão fashion, acho que fico melhor assim:)!

    ResponderEliminar
  7. Experimentei lentes uma vez, mas não gostei da sensação... Se calhar devia tentar novamente, mas pronto, já me habituei aos óculos.

    ResponderEliminar
  8. Isso significa que já n vais precisar de tirar os óculos para comer! ;)

    ResponderEliminar
  9. S*: A minha adaptação, pelo contrário, não podia ter sido melhor! Fazia-me também confusão a ideia de meter os dedos nos olhos, mas acabei por me habituar facilmente.
    Eu tenho o inconveniente de ter graduações (bastante) diferentes para cada um dos olhos, o que complica as coisas sobretudo quando me distraio... :)

    Coiso: Isso de deixar a lente secar no dedo e depois deixá-la cair também já faz parte do meu rol de "desventuras". Não há muito tempo, acabei por desistir de a encontrar e estreei um nova... é claro que naquele dia à noite fui descobri-la colada à barra da cama... Enfim...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Maria Teresa: Bem-vinda ao meu blog, antes de mais!

    Quanto às descartáveis (ou diárias, acho que nos referimos ao mesmo) também já as conheço, mas sendo que as uso diariamente e não apenas esporadicamente, foi-me aconselhado na óptica que optasse pelas mensais...

    Dormir com as lentes? Acho que já comentei o assunto com o Dexter, que também deixou a sua marca aqui neste post... Ainda que estejam indicadas para o efeito, não me vejo a conseguir adormecer descansada a pensar que não tirei as lentes...

    Raquel: Duas lentes no mesmo olho?! Esse prodígio ainda não experimentei!! :P

    ResponderEliminar
  11. Querida Vanda: Sem dúvida, a artista em rasgar lentes és tu! Fatídico! Diria, no entanto, que é uma reacção natural: estás a enxotar as patitas irritantes delas! :P

    Beijinho*

    Fee: Sim, os teus óculos ficam-te muito bem! Seja como for, as lentes são uma alternativa sempre prática que convém ter à disposição!*

    ResponderEliminar
  12. Dexter: Last but not the least! Ah ah! Ai que cai o dentinho! :P

    Não, continuo tirar os óculos às refeições! Como disse, faz-me confusão ter a visão "encaixilhada" em armações quando estou a comer (e neste momento, a fazer qualquer outra coisa... sinto-me muito estranha de óculos...)
    Beijinho*

    A todos: Peço imensa desculpa pela demora destas respostas... Não tenho tido muito tempo livre, e sobretudo não o tenho dedicado suficientemente ao blog e a vocês que passam por aqui regularmente... My bad... Desculpem...

    ResponderEliminar
  13. Eu também uso e sei bem do que falas :) mas já uso lentes de contacto há mais de 10 anos e de vez em quando também me acontecem umas coisas giras...
    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  14. Ahahah o que eu me ricom os miúdos de 3 anos a quererem "pôr e tirar os olhos". Agora lembrei-me de truques que faziam comigo quando eu era pequena... que era quem usava placa dentária gostava de dizer "D* tira lá a tua para eu ver como é" então aqui a D* andava a puxar os dentes --' Ai ai

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  15. preciso de ajuda o mais rapido possivel comprei uma lente com duraçao de 5 anos e com apenas um mes de uso ela se rasgou fui na otica mais nao quiseram trocar alegaram manusei errado sendo que o manuseio foi feito de jeito certo oque devo fazer pois gastei muito caro nos produtos e na lente oque faço preciso de ajuda !!!!!!!!e a ja procurei o procon e eles mandaram eu procurar um especialista para que ele comprove que nao rasguei a lente de ma fe mais nao consigo encotrar o tal especialista preciso de uma ajuda mais simples alguem pode me ajudar se puder obrigado!!!!!!!!

    ResponderEliminar